AMD

AMD apresenta o tão aguardado processador Zen com 8 núcleos


O tão aguardado CPU Zen de alta performance da AMD, com oito núcleos e 16 threads, foi apresentado nesta semana durante a Computex, feira de tecnologia que acontece em Taiwan. 
“O Zen está aqui e nós estamos extremamente animados sobre o que ele trará ao mercado”, disse a CEO da AMD, Lisa Su, durante coletiva de imprensa na Computex. 

O Zen foi anunciado no início desse ano, lembra a executiva, e o vídeo para a apresentação do chip foi até mesmo produzido numa CPU Zen. A AMD espera começar a enviar os processadores a um número limitado de parceiros dentro das próximas semanas, com expectativa de atender um número maior de empresas no terceiro trimestre deste ano.

Por que isso importa

Depois de ter ficado atrás dos processadores Core por alguns anos, a AMD criou o Zen para competir com as CPUs Intel. O novo chip assina o retorno da AMD a supremacia de alta performance do mercado. 
Há tempos, a AMD diz que o Zen teria um aumento de, pelo menos, 40% em instruções por clock sobre a sua atual geração de chips Vishera. A companhia abandonará a arquitetura de seus chips Vishera a favor de uma abordagem simultânea e multithreading, algo similar ao Hyper-Threading, da Intel.

Informações sobre valores não foram divulgadas ainda, mas muitos estão ansiosos por preços mais competitivos, para que a AMD pressione a Intel. Um dia antes do anúncio da AMD, a Intel anunciou um novo chip de 10 núcleos que muitos esperavam custar não mais que US$ 1.000. Mas, ao invés disso, a fabcricante anunciou o i7-6950X por US$ 1.700. 

Mais poder para dispositivos móveis

A AMD apresentou também a 7ª geração de processadores A-Series para dispositivos móveis que promete maior performance para jogos ao dispor até quatro núcleos.
Anteriormente denominadas "Bristol Ridge" e "Stoney Ridge", a 7ª geração de APUs FX A-Series e E-Series da AMD apresenta desempenho aprimorado, em comparação à geração anterior. 
A tecnologia de gerenciamento avançado de energia da AMD - APM (Advanced Power Management, na sigla em inglês), oferece melhor desempenho na realização de tarefas, com eficiência energética superior em recursos móveis. 

As novas APUs permitem aos usuários desfrutar de experiências de multimídia em resolução de vídeo 4K Ultra HD, proporcionando desempenho de jogos online mais fluidos e jogos do tipo e-Sport sem qualquer artefato. 
A linha apresenta arquitetura "Excavator", equipada com núcleos de processamento central x86 móvel, otimizado para computação de alta velocidade, além de placas Radeon embutidas, com alguns modelos oferecendo até a placa Radeon R7 para melhor qualidade de recursos de streaming em alta definição em jogos do tipo e-Sports. 

A 7ª geração de processadores A-Series da AMD apresenta inicialização multitarefa fácil e rápida, além de recursos de streaming e reprodução de vídeo premium, com excelente eficiência energética. 
Tais processadores já foram disponibilizados para algumas empresas parceiras, como lembra a AMD, incluindo Acer, Asus, Dell, HP e Lenovo, em modelos que estão sendo lançados na Computex 2016. 

Deixe o seu comentario
MOZHACKER 2016